A construção civil está passando por uma verdadeira revolução tecnológica. Isso você já sabe. Mas em que nível o setor se encontra quando falamos em automação e robótica? Para termos uma ideia, de acordo com a Mordor Intelligence, o mercado global de robôs de construção deve atingir US$ 787,48 milhões até 2029.
No Brasil, um levantamento do IBGE apontou que em 2022, 84,9% das indústrias de médio e grande porte já utilizam alguma tecnologia digital avançada, sendo que 27,7% delas ligadas à robótica.
A automação e a robótica na construção já é uma realidade que otimiza processos, reduz custos e aumenta a eficiência das obras em todo o mundo. Mas, afinal, onde estamos e para onde essas inovações nos levarão?
Nos últimos anos, a construção civil tem adotado tecnologias de automação e robótica para suprir desafios como a escassez de mão de obra qualificada, a necessidade de maior precisão e a busca por soluções sustentáveis. Algumas das aplicações mais promissoras incluem:
E por falar em robôs na construção civil, as novidades que chegam de forma acelerada merecem um capítulo à parte. Entre as inovações mais recentes, ganha destaque a parceria entre a empresa californiana de tecnologia, a Trimble, e a Exyn Technologies, especialista em robótica para ambientes complexos sem GPS, desenvolveram um sistema autônomo de levantamento para a construção civil.
Essa solução combina três tecnologias inovadoras:
A integração dessas tecnologias permite um mapeamento preciso e detalhado do canteiro de obras, reduzindo a necessidade de intervenção humana em áreas de risco e melhorando significativamente a produtividade e a segurança no setor.
A adoção da automação e robótica na construção civil traz benefícios diretos para todo o tipo de projeto, como:
O avanço dessas tecnologias aponta para um futuro onde obras poderão ser conduzidas de maneira ainda mais automatizada, valorizando as atividades humanas de forma estratégica. Modelos de construção modular e pré-fabricada, integrados a sistemas de inteligência artificial, permitirão ainda mais previsibilidade e eficiência.
Além disso, a robótica colaborativa, onde humanos e robôs trabalham juntos no canteiro de obras, já está sendo testada em diversos países, prometendo transformar completamente a dinâmica do setor.
O uso de inteligência artificial na construção civil ainda está em fase inicial no Brasil, mas a tendência é que a tecnologia seja cada vez mais adotada para otimizar processos e reduzir desperdícios.
A Metroll é uma Managetech Company, por isso, estamos atentos às transformações tecnológicas que impactam a engenharia e a gestão de projetos. Acreditamos que elas são fundamentais para a evolução do setor, principalmente quando associadas de forma inteligente à expertise das pessoas.
Por isso, somos uma Consultoria e Gerenciadora que apresenta ao mercado uma nova forma de gerir obras, baseada em pessoas e tecnologia.
A construção do futuro já começou. Quer saber como os recursos tecnológicos podem fazer a diferença nos seus projetos? Entre em contato!